Assari
Saiba um pouco mais sobre nós
Histórico da Entidade
Ibitinga sempre foi referência no que diz respeito à cultura e às artes. Em abril de 1937 foi fundado aqui o “Teatro Escola Procópio Ferreira”, sob a autorização e supervisão da famosa “Cia. Procópio Ferreira” do Rio de Janeiro.
Ibitinga possui muitos filhos ilustres, Fernando Arantes Brasil, Músico de vulto nacional, Duilio Galli, Artista Plástico Internacional, aluno de Tarsila do Amaral, e outros tantos que os sucederam de igual valor: escritores, compositores, artistas teatrais, bailarinos, fundamentando que a arte sempre esteve em destaque na nossa comunidade. Sarais de poesias e festivais de músicas enriqueciam nossos sábados e domingos. Orquestras, bandas marciais e fanfarras escolares povoavam de melodia nossos dias; somou-se depois o bordado cujo o resultado foi um diferencial nacional, e tem ainda a Via Sacra, Corpus Christi, A Lenda do Cigano e suas manifestações e a dança do bambu e muito mais.
Em meio a esse contexto e a falta de escolas de artes na cidade se reuniram em agosto de 1976, em uma das salas do Centro Artístico “Duilio Galli”, atual Museu Artístico e Arquivo Histórico “Duilio Galli”, aqueles que fariam parte da primeira diretoria da instituição e lavraram a 1ª ata que abriria para Ibitinga uma fonte inesgotável de possibilidades, que mudaria para sempre a visão da Arte na nossa região. Tendo à frente a incansável Professora Maria José Maroti, nascia a Assari – Associação de Artes de Ibitinga, que junto a outros beneméritos lutavam para dar sequência ao coral, aos cursos de pintura, de bordado, de violão e piano que aconteciam em salas emprestadas e não preparadas deste lugar ou de outros para onde eram convenientemente deslocados, logo que a atividade começava a atrapalhar o andamento do local. E naquele momento em meio às esculturas, quadros de Tarsila do Amaral, Volpi, Duilio Galli dentre outros, uma situação nada adequada nem para as obras nem para as aulas, a necessidade de espaço e de continuar promovendo ensinamentos de qualidade, fez aqueles voluntários altruístas sensibilizarem o então Prefeito Nicola Lucínio Sobrinho que em 1976, com aprovação unânime dos vereadores da cidade, em reconhecendo à importância de seus feitos, doou um terreno à Associação que em 1982 ainda se encontrava sem a construção. Em outubro de 1982 graças a um acordo do então Prefeito Licínio Hilmar de Oliveira Arantes com o proprietário de uma empresa de materiais de construção que possuía interesse no terreno da Assari, efetivou um acordo mediante a troca do terreno pela construção do prédio da entidade no novo terreno localizado à Rua Oscar de Carvalho, 51 onde está sediada até hoje.
Essas conquistas mudaram o panorama cultural ibitinguense, dando a cidade algo que realmente atingisse seus anseios artísticos: cursos de diferentes instrumentos e linguagens artísticas, assim rapidamente se tornou referência na região sua fama perdura até os nossos dias com a mesma dignidade e qualidade de ações que motivaram seus fundadores, indivíduos obstinados, persistentes e incansáveis na luta de promover conhecimentos artísticos.
Mantenedora da Escola de Ensino Artístico Prof. Nivaldo Ferreira de Oliveira, da Orquestra de Metais Maestro Ignácio Correa de Lacerda e do Teatro Maria José Maroti, é uma instituição independente sem fins lucrativos que destina-se a planejar, desenvolver, incentivar, promover e patrocinar atividades artísticas de interesse comunitário, bem como organizar aulas de conteúdo artístico e apresentações de programas que visam beneficiar o desenvolvimento sócio cultural de todo ibitinguense, favorecendo sua integração na comunidade, no país e no mundo onde está inserido.
“A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber” (PCNs -Arte, 1998)
Justificativa
Segundo os PCNs (1998), “O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada”.
A arte permite que o indivíduo se envolva com outras pessoas, outras comunidades, com outras culturas e épocas através de sua linguagem e suas vertentes como a Música, as Artes Visuais, o Teatro e a Dança, explorando movimentos, se aventurando através das brincadeiras, significando e ressignificando e assim percebendo o mundo que está inserido. Vivemos uma época onde a luta e a disputa pela sobrevivência nos afastam da nossa humanidade, sucumbimos aos efeitos nocivos na ânsia da conquista do lugar ao sol. A busca pela eficiência e a competitividade, evidenciam as transformações estruturais nos modos de vida, nas relações sociais e no mundo do trabalho, impondo novas exigências às instituições responsáveis pela formação humana dos mesmos. A Arte nos humaniza nos modifica, e sabedora da importância de se promover acesso ao conhecimento e fazer artísticos, a Prefeitura de Ibitinga, tornou-se parceira da instituição contemplando-a através de um Fomento Cultural, um convênio com mais de 30 anos de colaboração, destinado à associação graças a sua diversidade de cursos e projetos realizados, dentro e fora da sua sede, nas diferentes linguagens da arte (da formação básica à profissional), promove ações culturais e educacionais de qualidade, suprindo muitos dos hiatos existentes nessa área de atuação na nossa cidade. A Assari oferece espetáculos, eventos e dezenas de cursos que vão de encontro aos desejos e aspirações dos menos favorecidos, que encontram na Escola de Ensino Artístico Prof. Nivaldo Ferreira de Oliveira uma formação de qualidade ministrada por profissionais capacitados, comprometidos e engajados na filosofia da entidade que foi estabelecida desde a sua fundação. Vem ao longo desses 41 anos de voluntarismo e altruísmo dedicando-se à construção do saber cultural e artístico da nossa comunidade, promovendo e fomentando Cultura e Arte, cujos resultados são comprovados pela formação artística de milhares de indivíduos durante a sua existência, gerando um contingente expressivo de profissionais que atuam na área mundo a fora.
A aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que visam à criação de significações, exercitando fundamentalmente a constante possibilidade de transformação do ser humano. Além disso, encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço permite contextualizar a época em que se vive na sua relação com as demais. (PCNs- Arte, 1998, p.32 e 33)
Objetivo Geral
Propiciar as mais diferentes formas de aprendizado elaborando, desenvolvendo e promovendo Cursos Livres, Oficinas, Atividades de Conjunto e Projetos nas áreas de música, teatro, dança, artes visuais e contação de histórias às crianças, jovens e adultos; fomentar cultura e formar cidadãos com repertório cultural amplo, valores éticos consolidados e atitudes positivas diante da vida e da sociedade. Através da Educação Artística priorizar o desenvolvimento das competências e habilidades, de modo a formar indivíduos protagonistas, com sentido de liderança, autoria, autonomia, assertividade e eficiência, com responsabilidade social, artística e cultural na busca de uma consciência mais humanada e sensível.
Projetos nas Entidades
Mantemos Projetos em diversas entidades e associações da cidade de Ibitinga
Projetos Internos
Somos mantenedores de diversos projetos na area artistica
Eventos
Eventos em que participamos